Marcadores

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tire suas dúvidas...



  Atenção, meninas! Conhecer seu corpo e saber quais as transformações que ocorrem na adolescência é uma atitude saudável. Por isso, a partir dos 12 anos, é necessário fazer a 1ª consulta a um ginecologista.

Na fase entre 12 a 15 anos, o corpo dá os primeiros sinais de mudança que determinam a passagem de menina para mulher – mais conhecida como puberdade. Então, neste momento, é que entra a figura do médico ginecologista para explicar e cuidar de todas as modificações hormonais, e tirar dúvidas quando o assunto for sexualidade, exames e consultas.

O QUE ACONTECE NA 1ª CONSULTA?
É mais um “bate-papo” para que o ginecologista possa lhe conhecer melhor. Ele faz perguntas relacionadas a doenças de infância, da família, hábitos de vida (alimentação, sono, atividades físicas, etc.), 1ª menstruação, presença de cólicas, TPM, e a regularidade dos ciclos menstruais (se você tem menstruado todo mês, se o fluxo é pouco ou muito intenso, se dura a mesma quantidade de dias todos os meses...).



O QUE EU DISSER MEUS PAIS FICARÃO SABENDO?
Caso sua mãe não participe da consulta, pode abrir o seu coração. Você tem o direito de ter a sua intimidade preservada. Para isso, existe um código de ética médica que obriga este profissional a manter sigilo absoluto.

O EXAME: SERÁ QUE VAI DOER?
Na 1ª consulta, o “exame ginecológico” irá avaliar:
1) As mamas: para verificar se existe alguma alteração ou caroço – prevenção de algum problema mais sério;
2)  O abdômen: observa se o volume está normal;
3) A vulva/vagina: verifica alterações, o desenvolvimento dos pelos pubianos, e dos pequenos e grandes lábios- o exame é feito sem provocar dores.

Quando a menina não for mais virgem é feito um exame mais detalhado, pois além de observar as mamas, o abdômen e a vulva, também é realizado o exame de toque (feito através do canal vaginal e abdômen), para avaliar problemas no útero, trompas e ovário. Nesse caso, colhe-se material para a realização do “Papanicolau”, um exame importante e necessário para a prevenção do câncer de cólo do útero, além de dar informações sobre DST´s - Doenças Sexualmente Transmissíveis - e como evitar a gravidez precoce.

4) Outra dica importante é fazer exame de sangue pra ver sua situação hormonal, exames preventivos - se houver algum corrimento, e tomar vacinas, como da hepatite e do HPV.

E OS MENINOS, NÃO VÃO AO MÉDICO?
Os meninos podem e devem recorrer ao médico pediatra ou ao urologista - especialmente quando iniciarem a atividade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário