Marcadores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saúde

texto: Dra.Andrea Souza, CRM/AM:3947
foto:Emerson Oliveira
 
Tensão pré-menstrual 
na adolescência

"Se você tem entre 13 e 18 anos, anda irritada e chorosa, procura seu ursinho de pelúcia para se consolar com frequência, briga com seus BFF ou seu boyfriend, calma que pode não ser a “aborrecência”; e sim, a ESTRESSANTE TPM, que afeta o comportamento, assim como os relacionamentos sociais.


Isso acontece por causa da elevação dos ciclos estrogênicos no organismo das adolescentes, dos fatores familiares, do estresse social devido a competição escolar, da pressão da galera e da sensação de opressão. Da mesma forma que ocorre nas mulheres adultas, para que seja confirmada a TPM, é preciso que os sintomas apareçam cerca de 10 dias antes da menstruação e desapareçam com a chegada do fluxo.

As queixas mais freqüentes das meninas no meu consultório são nervosismo, falta de ânimo, tristeza, choro fácil, pele oleosa e aparecimento de espinhas - este último pode ser agravado devido a fatores hormonais, comuns da idade.

  


 COMO TRATAR: 
 
- Comendo menos sal, carne vermelha, açúcar, doces e chocolate;

- Reduzir o consumo de chá, café, refrigerante e energético, evitando assim a ingestão de cafeína;

- Fazer exercícios físicos regulares como os aeróbicos – natação, corrida, dança...

Dra.Andrea Sousa









Então, meninas, para diminuir a TPM na adolescência, vocês devem fazer uso de medicamentos naturais e chás indicados por médicos ou especialistas, acupuntura, yoga, exercícios de relaxamento no período mais estressante, atividades físicas também intensas para aliviar o nervosismo... ou seja, tudo  isso aliado à uma alimentação equilibrada."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário